Apresentação

logo congreso

O património constitui um bem fundamental na (re)criação das nossas identidades fortalecendo o sentido de pertença aos nossos territórios, não ficando restringido aos mesmos, já que integra e incorpora os conhecimentos e saberes de outras culturas, outras identidades que completam, conformam e dão razão de ser à nossa.

O Congresso “Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações”  traz a debate todas essas formas nas quais o património se integra nas nossas vidas, refletindo sobre a necessidade de uma educação patrimonial para todos. O Património é nosso, somos nós, e o seu acesso e desfrute é um direito de todos.

 A APECV_ Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual  sediada na Quinta da Cruz, em Viseu, associa-se ao Museu Nacional Grão Vasco e à Câmara Municipal de Viseu na organização do Congresso Internacional “Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Re)criações e (Trans)formações” que irá ser realizado no Museu Nacional Grão Vasco, nos dias 18, 19, 20 e 21 de Outubro. Este congresso será gratuito, e pretende trazer a debate aspetos relevantes da conservação do património, do turismo, da educação patrimonial e dos vínculos com as comunidades, de modo a desenvolver uma cultura patrimonial, gerir conhecimento e sensibilizar as pessoas e assim apoiar uma futura candidatura do Centro Histórico de Viseu a Património da Humanidade. 

Ana María Barbero Franco_Coordenadora Científica

TEMAS DA CONFERÊNCIA

Patrimónios comSentidos

  • Debate sobre experiências inovadoras que reflitam sobre o papel da Educação Patrimonial na atribuição de valores simbólicos como identidade, pertença, unidade, respeito, etc. e/ou sobre as formas nas quais esses valores transformam as comunidades.

Patrimónios conUNIDADes:

  • Debate sobre experiências que reflitam sobre o papel da Educação Patrimonial no Desenvolvimento das Comunidades e sobre as diferentes formas de acesso ao património (inclusão, dinamização, tecnologias, etc…).

Patrimónios CriativoGenéticos:

  • Debate sobre experiências que reflitam sobre o papel da Educação Patrimonial no desenvolvimento sustentável dos territórios e/ou sobre as formas inovadoras que a educação patrimonial pode tomar de forma a dinamizar os territórios e gerar valores ambientais, sociais, económicos e culturais (intervenção dos cidadãos, indústrias criativas, turismo cultural…).

Património  en el Mundo de las Tecnologías Exponenciales: what next?_TehcnoPatrimónios           

  • No mundo da aceleração tecnológica, a compreensão das tecnologias de trabalho e seus benefícios potenciais para a sociedade e o património são essenciais. Sob este título serão discutidos aspetos relacionados com as chamadas tecnologias exponenciais como: informática, sensores, redes, inteligência artificial, fabricação digital, realidade aumentada / virtual e robótica, entre outras, no relacionamento com a educação patrimonial e o património.

 

Entidades-colaboradoras-finalfinal

 

 

Guardar

Anúncios